Mais um mês de crescimento na geração de empregos em Francisco Beltrão

Fonte: Adviser Consultoria

Já são 03 meses consecutivos que nossa cidade tem acompanhado uma crescente na geração de empregos. E é fato: já são várias semanas que a Agência do Trabalhador oferece uma imensidão de vagas de empregos, coisa esta nunca vista na história, que quando chega a hora, especialmente do pessoal das rádios anunciarem, chega a faltar o fôlego aos locutores.

Outro fator interessante são as áreas que tem contratado. São as mais diversas: indústria, serviços, comércio, construção civil - em suma - a diversidade econômica que compõe o mercado de nossa cidade permite que momentos como esses sejam vividos.

Claro que uma grande oferta de empregos também merece atenção e algumas perguntas teimam em não serem respondidas: Por que há tanta vaga de emprego? Falta de mão-de-obra qualificada? As pessoas estão mais seletivas? Ou simplesmente não se quer trabalhar? São dúvidas que tenho e se alguém tiver a resposta, fico agradecido!

Se um setor não vai bem, existe toda uma conjuntura macro-econômica local que permita que num âmbito geral, eventuais dificuldades não sejam sentidas. Isto porque são os mais diversos setores que compõe a economia local, os quais destaco:

- Agronegócio: carnes (frango, boi e suíno), leite, grãos e derivados

- Indústria: de transformação, metal-mecânica, moveleira, têxtil e manufaturados

- Comércio: varejo 

- Serviços: saúde, educação, tecnologia da informação, dentre outros

- Cooperativismo: crédito, produção, serviços, etc

São tantos os setores, que essa diversidade, rapidamente permite com que a economia local se recupere quando de intempéries. Claro que para se gerar riqueza, o fator trabalho e o fator natureza são fatores essenciais e que dispensam maiores apresentações. Quando esses dois fatores andam em consonância, o desenvolvimento acontece. E isso percebemos a olhos vistos por Vila Marrecas.

Sou fã das empresas, especialmente das ditas pequenas. São essas empresas responsáveis por grande parcela de contratações, e acima de tudo tem um papel fundamental no desenvolvimento de qualquer município, pois pulverizam e democratizam o dinheiro. A grande maioria destas tem suas raízes muito bem fixadas em seus municípios.

Considerando que ainda estamos sob efeito pandêmico, o qual virou desculpa para tudo, especialmente quando não se quer fazer algo, sem dúvidas que os números nos enchem de orgulho e esperança, que nosso empresário continua acreditando em nossa cidade, e acima de tudo investindo.

Aproveitando: não existe geração de empregos sem investimentos. 

 

Inácio Pereira - Economista

Adviser Consultoria

www.adviserconsultoria.com.br

(46) 99922-0300

Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 2670
85.601-270 - Centro - Francisco Beltrão - PR

VER LOCALIZAÇÃO

(46) 3524-4084

Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 954 - Sala 22
85.601-270 - Centro - Francisco Beltrão - PR

VER LOCALIZAÇÃO
Adviser Consultoria® - Todos os Direitos Reservados